O QUE É UMA ESCOLA DE VALOR?

Você consegue definir o valor do seu filho? Com certeza não. Nossos filhos tem valor inestimável. O dicionário Webster, edição de 1828, traz a seguinte definição para a palavra valor:
.

Escola de valor

Valor; aquela propriedade ou aquelas propriedades de uma coisa que a torna útil ou estimável; ou o grau dessa propriedade ou de tais propriedades. O valor real de uma coisa é sua utilidade, seu poder ou capacidade de adquirir ou produzir bens.
Vós sois mais valiosos do que muitos pardais. Mateus 10:31. Para avaliar a um preço alto; ter em alta estima; como um poema ou imagem de valor.

Onde eu invisto minhas energias determina o valor que algo tem para mim.
Nossos filhos tem valor pois os amamos, reconhecemos neles a continuidade da família. Damos valor aos filhos. Somos capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio ou perigo para protegê-los e garantir a usa integridade.

A escola deve ser vista como um lugar de valor. A escolha de uma escola determina o valor do lugar e o valor do meu filho.
Uma escola de valor procura nutrir o coração da criança. Busca formar um caráter cristão, treiná-la em boas maneiras, ensinar o valor da palavra respeito, obediência. Ensinar conteúdos acadêmicos é importante, porém ensinar princípios e valores é indispensável.

A escola é parceira da família na preservação da criança. A responsabilidade pela educação dos filhos é dos pais, mas ao escolher uma escola, os pais estão delegando parte da sua responsabilidade de educar ao professor, onde a criança ficará no minimo 800 horas anuais exposta às ideias e filosofia de vida do educador.
Quando consideramos a escola um lugar de valor, queremos um ambiente que reforce os ensinamentos adquiridos no lar e não filosofias vãs que venham a colocar em dúvida os princípios e valores da família.

A Bíblia nos fala que onde está o coração ali está o seu tesouro. Quais são os valores que tenho adotado? O que tem sido os meus valores?

Uma escola de valor se preocupa com a formação acadêmica, mas acima de tudo se preocupa em apresentar Deus às crianças, pois Ele é a origem do conhecimento e por meio de Jesus Cristo podemos ter uma vida vivida com valores reais e que levarão a criança ao propósito final: a eternidade.