Educação e a Abordagem Educacional por Princípios

O Centro Educacional Vera Magaldi adota a Metodologia da Abordagem Educacional por Princípios. Esta metodologia é uma maneira de ensinar e aprender que coloca Deus no centro de cada disciplina.

Educação por Princípios

Uma das etapas da metodologia é pesquisar palavras chave, descobrir o seu verdadeiro significado e refletir sobre ele raciocinando por princípios bíblicos e relacionando com a vida e outros conteúdos acadêmicos.
Para pesquisar o significado das palavras utilizamos o dicionário Webster, edição de 1828. Nesta edição, Webster definiu as palavras dentro de uma cosmovisão cristã, o que enriquece muito o aprendizado. Segundo o dicionário Webster, edição 1828, a palavra educação é definida da seguinte maneira:

“EDUCA’TION, substantivo [latim educatio.] A educação, como de uma criança, instrução; formação de modos. A educação compreende toda aquela série de instrução e disciplina que se destina a iluminar o entendimento, corrigir o temperamento e formar as maneiras e hábitos da juventude, e prepará-los para serem úteis em suas posições futuras. É importante dar às crianças uma boa educação em boas maneiras, artes e ciências; é indispensável dar-lhes uma educação religiosa; e uma imensa responsabilidade repousa sobre os pais e responsáveis ​​que negligenciam esses deveres”. Webster 1828.

Acreditamos que por meio da educação cristã, utilizando a metodologia da Abordagem Educacional por Princípios, poderemos alcançar a excelência acadêmica, moral, emocional e espiritual de nossas crianças.

A aprendizagem tem que ser significativa e reconhecer a Soberania de Deus em cada disciplina. Quando ensinamos os conteúdos acadêmicos e estimulamos a reflexão, o aprendizado deixa de ser algo vazio e permite que a criança desenvolva sua capacidade de refletir, de desenvolver o que chamamos de padrão tríplice da mente (Paul Jehle). Segundo Paul Jehle, este padrão se traduz como reflexão, criatividade e ação. Todo aprendizado quando é significativo levará a uma ação de transformação pessoal que refletirá na sociedade. Uma ação que trará resultados positivos como fim único, honrar a Deus.

Precisamos levar nossos alunos a exercer este padrão em suas vidas. Relacionar o conteúdo aprendido com sua vida também traz significado. É importante que desde a mais tenra idade este exercício seja realizado com as crianças, pois acreditamos que Deus já traçou os planos para cada vida, e exercendo sua capacidade de raciocínio, a criança será levada a descobrir suas potencialidades e capacidades e preparar-se para a escolha futura de uma profissão e entender que escolher uma profissão é uma maneira de servir a Deus servindo ao próximo.

Acreditamos numa educação cristã que ensina o respeito ao próximo. Quando uma criança aprende a respeitar seus pais e ao próximo, ela será capaz de aprender a respeitar a Deus. Os princípios que trabalhamos nas disciplinas são:

Soberania

Auto Governo

Caráter e Individualidade

Semear e Colher

Mordomia

Aliança

Quando identificamos estes princípios bíblicos nos diversos conteúdos aprendidos, fica mais evidente a Soberania do nosso Deus e como devemos agir no dia a dia, buscando ter o caráter de Cristo em nós.

Vera Magaldi